O que eu faço:
Como analista do Comportamento, há diversas técnicas que podem ser usadas no meu consultório para intervir nos transtornos infantis. Algumas técnicas comuns são:
1. Análise funcional do comportamento: avaliação individual do comportamento da criança para entendimento de sua função e estudo do contexto em que ele ocorre.
2. Intervenção baseada em reforço positivo: reforço do comportamento adaptativo da criança por meio de elogios, recompensas ou outros incentivos.
3. Economia comportamental: sistema de recompensas em que a criança ganha pontos ou moedas para serem trocados por atividades ou objetos desejados.
4. Modelagem comportamental: aprendizado de comportamentos importantes por imitação de modelos sociais positivos.
5. Terapia de Exposição: Gradual exposição da criança a uma situação que ela teme (como uma fobia, por exemplo), acompanhada de ensinar a criança a lidar com a ansiedade e o medo.
6. Treinamento de Habilidades Sociais: ensinamento de habilidades sociais que a criança pode estar tendo dificuldades, como habilidades de comunicação, resolução de conflitos e empatia.
7. Intervenção em equipe: envolvimento das pessoas que convivem com a criança no processo de tratamento, tais como pais, professores e cuidadores.
8.Treinamento de pais, uma intervenção sistemática para ajudar a relacionar com seus filhos.
s
Terapia Crianças e Adolescentes
Psicólogo Infantil BH
Intervenção Infantil
Terapia Infantil BH